Doenças Causadas por Bactéria
Doença
Brucelose é uma doença infecciosa transmitida por bactéria, também é conhecida como febre de malta, febre mediterrânea ou febre ondulante.
Agente etiológico
O agente etiólogico da Brucelose é a bactéria brucella seus gêneros são abortus(bovinos), suis(suínos), melitensis(caprinos), cannis (cães,menos comum).
Hospedeiro
É um hospedeiro transitório.
Transmissão
A transmissão da doença é através do contato com o animal infectado ou pela ingestão do leite nao pasteurizado ou derivados, carne mal passada ou subprodutos. Mulheres e crianças correm risco de contrair a doença através da gestação, ou seja, passa da mãe para o feto diretamente.
A Brucelose por ser transmitida por animais que são necessários manejos é considerada uma doença profissional pelo o orgão da saúde pública.
Quadro clínico
O período de incubação da Brucelose pode ser de 5 dias a vários meses. A pessoa que contrai a doença tem os seguintes sintomas:
Febre ;
Tremores e calafrios ;
Sudorese noturna ;
Fraqueza e cansaço ;
Dores na cabeça, abdomen e nas costas ;
Baixa de pressão ;
Instabilidade emocional ;
Falta de apetite;
Manifestações alergicas (urticária, asma e entre outras).
Tratamento
O tratamento da Brucelose é a combinação de alguns antibíoticos por durante 6 dias, no momento agudo da doença é necessário repouso e boa hidratação.
Profilaxia
Para a profilaxia a forma mais eficaz é a erradicação da bactéria nos animais, fazendo o abate daqueles que estão infectados. Para os animais bovinos existe a vacina que é obrigatória em bezerras de 3 a 8 meses.
No caso das pessoas que fazem o manejo dos animais é necessário o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e fazer uma boa higiene pessoal.
É necessário cuidado na hora da escolha e preparação dos alimentos, evitar carnes mal cozidas e fazer a pasteurização do leite (a alta temperatura da fervura destrói a bactéria).
Referências bibliográficas