doenças causadas por bacterias
É uma doença que ataca a pele e causa a formação de espinhas,crasos e lesões vermelhas.É bastante comum e tem maior incidência em adolescentes, mas pode se manifestar também na idade adulta. Embora não seja uma condição que ameace a vida, a acne pode ser bastante incômoda e até mesmo levar à deformação da face ou à ocorrência de cicatrizes.
Agente Etiológico: Propionibacterium acnes.
Vetor:
Forma de infecção : a acne afeta os poros por onde saem os pelos e é causada por uma hiperatividade das glândulas sebáceas causada por estimulação hormonal. O aumento da produção de sebo leva à obstrução dos folículos pilosos, isso causa a sua inflamação levando à formação das erupções próprias da acne.
Sintomas: A Acne costuma acontecer no rosto e ombros,podendo aparecer também no tronco,braços,penas e nádegas.Nessas áreas afetadas ocorre dor, coceira e irritação. Além desses, por causa da aparência que as lesões trazem aos portadores, podem surgir problemas emocionais, de sociabilidade e comprometer a autoestima.
Lesões mais graves e a manipulação inadequada das feridas pelos próprios pacientes podem ser responsáveis pelo aparecimento de cicatrizes.
Profilaxia:
Sempre mantenha sua pele higienizada. Use sabonetes suaves de limpeza profunda
Controle o estresse. O aumento do nervosismo pode desencadear fatores que aumentam a produção de óleo pela pele.
Evite utilizar muita maquiagem e cremes oleosos, pois isso pode obstruir os poros e agravar a acne.
Cuidado com a exposição excessiva ao sol, que pode piorar os quadros de acne.
Tratamento: Para cada tipo e gravidade da acne tem seu tratamento e deve ser mantido até curar-se por completo. Nos casos mais leves, pode ser suficiente a aplicação local de para desobstruir os folículos pilosos, controlar a oleosidade e impedir o desenvolvimento de bactérias. Os antibióticos executam uma opção terapêutica para os casos de acne inflamatória e purulenta. Peelings químicos,microdermoabrasão e laser são