Doenças causadas pela má digestão
Úlcera
-------------------------------------------------
Úlcera é o nome genérico dado a quaisquer lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominadas feridas. Nessas lesões ocorre a ruptura do epitélio, de modo a haver exposição de tecidos mais profundos à área rota. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica é exemplo de lesão que ocorre no estômago ou no duodeno (mais frequente).
A úlcera gástrica é formada quando ocorrem alterações dos mecanismos de defesa que protegem o duodeno ou o estômago contra o ácido gástrico. Em geral é uma complicação ou agravamento de uma gastrite previamente existente.
A quantidade de suco gástrico produzido não determina se haverá ou não risco de formação de úlcera, pois pessoas com secreção abundante podem nunca desenvolvem úlceras enquanto outros, com secreção baixa de ácido clorídrico podem desenvolver uma úlcera.
Determinados medicamentos como a aspirina, o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteróides causam erosões e úlceras gástricas especialmente em idosos. Essas erosões e úlceras tendem a cicatrizar quando as drogas são interrompidas e provavelmente não retornarão, exceto se o indivíduo recomeçar a utilizar algum desses medicamentos.
A bactéria Helicobacter pylori está presente no estômago da grande maioria das pessoas que desenvolvem a úlcera péptica. Essa bactéria pode ser considerada causa importante da formação da úlcera, pois ela pode interferir nas defesas normais contra o ácido gástrico e produzir uma toxina que contribui para a formação das úlceras.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Azia
É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal para o esôfago. Náuseas e vômitos não costumam ocorrer.
O esôfago do adulto é um canal de 35 a 40 cm, que liga a boca ao