doenças bacterianas
Disciplina: Biologia.
Professora: Marcelo.
Nome: Lauro Duarte e Tandara Carolina.
Turma: 205.
Doenças Bacterianas
Blumenau, 28 de maio de 2014.
Cólera
Sintomas:
Cólicas abdominaisMembranas das mucosas ou boca seca
Pele ressecada
Sede em excessoOlhos fundos ou olhar vago
Falta de lágrimas
LetargiaPouca micçãoNáusea
Desidratação rápidaPulso rápido (frequência cardíaca)
"Pontos macios" afundados (fontanelas) em bebês
Sonolência incomum ou cansaço
Vômitos
Diarreia aquosa que começa de repente e tem um odor de "peixe"
Observação: Os sintomas podem variar de moderados a severos.
Transmissão:
A transmissão é por via fecal-oral e acontece, principalmente, pela ingestão de água e/ou alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes ou vômitos de doentes. Objetos e utensílios de cozinha também podem ser fontes de transmissão por estarem em contato com água contaminada. Alguns tipos de alimentos são fontes comuns de transmissão da bactéria causadora da cólera. Dentre eles, destacam-se peixes e frutos do mar, frutas e vegetais crus, grãos e águas de poços e bicas. Outras formas de transmissão são através de moscas ou manuseio dos alimentos por mãos sujas. Além disso, o contágio pode ser de pessoa a pessoa pelo contato direto.
Tratamento:
Não tem cura, o tratamento faz com que o paciente tenha uma grande melhora; formas leves e moderadas, o tratamento é feito com soro de reidratação oral; formas graves, hidratação venoso e antibiótico.
Tuberculose.
Sintomas:
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:
Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue
Cansaço