Doenças Bacterianas
Febre Maculosa
Agente Etiológico: A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como “carrapato estrela”. Esta enfermidade é uma zoonose que acomete o homem e diversos animais.
Profilaxia: Medidas preventivas (profiláticas): evitar passar por locais (áreas rurais/pastos) com grande infestação de carrapatos; utilizar vestimentas apropriadas em caso de atividade agropecuária, fazendo uso de: botas, calça e camisa que protejam as pernas e os braços; verificar com frequência (inspeção) a existência deste parasita sobre a pele, retirando-os caso encontre.
Transmissão: A única forma de transmissão é através da picada do carrapato, após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 a 6 horas, ficando incubado por cerca de 2 a 14 dias.
Sintomas: A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.
Classificação taxonômica:
Reino: Monera
Filo: Proteobacteria
Classe: Alpha Proteobacteria
Ordem: Rickettsiales
Família: Rickettsiaceae
Gênero: Rickettsia
Espécie: Rickettsia rickettsii
Cólera
Agente Etiológico: De acordo com relatos bem antigos, a cólera estava presente desde os primeiros séculos da humanidade, causando diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. Causada pela bactéria Vibrio cholerae, é uma doença com grande facilidade de dissipação.
Profilaxia: Fazer uma boa higiene pessoal. Purificar a água antes de consumir (pode ser usado cloro). Proteger os alimentos do contato com moscas. Evitar o consumo de alimentos crus. Proteger os doentes do contato das moscas.