doenças bacterianas
Doença que ataca principalmente crianças (fig.1), produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetella pertussis.
A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar.
O tratamento deve ser feito sob orientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos.
Seu modo de transmissão acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível.
9
Tétano
O tétano é uma doença infecciosa e não contagiosa, causada pela toxina da Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele.
Provoca espasmos nos músculos voluntários (fig.2), principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos, causando a morte por asfixia. Um dos primeiros sintomas dessa moléstia é a dificuldade em abrir a boca e engolir. Irritabilidade, cefaleia, febre e deformações fisionômicas no rosto são sintomas que podem vir em seguida.
O esquema de vacinação, que inclui a vacina antitetânica, é uma das principais formas de prevenir a doença: a vacina tetravalente (tétano, coqueluche, difteria e meningite B) é administrada em três doses, aos dois, quatro e seis meses com dois reforços pela DTP (tétano, coqueluche e difteria) aos 15 meses e entre 04 e 06 anos.
Para tratamento da doença é necessária a internação do paciente, durando aproximadamente três a quinze semanas.
11
Catapora
A catapora é uma doença viral, causada pelo