Doença
A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização do nosso organismo da nossa principal fonte de energia - a glicose.
Muitos dos alimentos que ingerimos são transformados em glicose no nosso aparelho digestivo. Esta resulta da digestão e transformação dos amidos e dos açúcares da nossa alimentação. Depois de absorvida, entra na circulação sanguínea e está disponível para as células a utilizarem.
Para que a glicose possa ser utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina.
Se a glicose não for utilizada, acumula-se no sangue sendo depois, expelida pela urina.
Existem vários tipos de diabetes mas, de longe, a mais frequente (90% dos casos) é a chamada Diabetes Tipo 2.
O mais raro é chamado Diabetes Tipo 1.
Sintomas
Esses sintomas típicos podem ser:
. Urinar em grande quantidade e mais vezes – Poliúria;
. Sede constante e intensa – Polidípsia;
. Fome constante e difícil de saciar – Polifagia;
. Sensação de boca seca – Xerostomia;
. Fadiga;
. Comichão (prurido) no corpo (sobretudo ao nível dos órgãos genitais)
. Visão turva
Tratamento
Diabetes Tipo 1 – Os doentes podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações, bastando que façam o tratamento prescrito pelo médico correctamente.
O objectivo do tratamento é manter o açúcar (glicose) no sangue o mais próximo possível dos valores considerados normais (bom controlo da diabetes) para que se sintam bem e sem nenhum sintoma da doença. Serve ainda para prevenir o desenvolvimento das manifestações tardias da doença e para diminuir o risco das descompensações agudas.
Este tratamento, que deve ser acompanhado de uma dieta alimentar adequada, da prática regular de exercício físico e do uso da insulina.
Diabetes tipo 2 – O tratamento é semelhante mas, devido à menor perigosidade da doença, a maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que o exercício físico passe a fazer parte da rotina diária para que, com a ajuda de outros