Doença Ocupacional
Algumas funções no mercado de trabalho já apresentam riscos químicos e físicos. Como a intoxicação por metais pesados e silicose (doença profissional mais antiga que se conhece e que se desenvolve em pessoas que inalaram pó de sílica durante muitos anos).
Para certas profissões existem doenças do trabalho que são ocasionadas a partir da função exercida. A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e o DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) que são comuns em trabalhos de teleatendimento. Para esse tipo de doença obriga-se a mudança de função, redução de exigência do trabalhador e alteração de conduta da organização. No setor hospitalar, a incidência de LER/DORT, tuberculose, doenças na coluna e doenças ocupacionais são comuns.
A empresa deve ficar atenta aos mecanismos que existem na medicina e nas avaliações de ambiente de trabalho. Existem os recursos preventivos, que é a analise que avalia as condições físicas do local de trabalho chamada e analise ergonômica e o exame medico, que também é uma excelente forma de prevenção. A prevenção de doenças ocupacionais são medidas simples mais que se usadas de forma correta, podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde.
A principal prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercia tanto para a empresa como para o trabalhador. São simples medidas, mas, que se usadas de forma correta, podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde. O trabalhador passa uma grande parcela da vida na empresa, então é necessário que tenha boas condições físicas e psíquicas de trabalho.