DOENÇA DIARREICA AGUDA
A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração de 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.
Público-alvo: O público alvo são crianças por estarem mais susceptíveis a esgotos, contato com lixo, falta de saneamento básico e os idosos por possuírem a imunidade baixa.
Ações a serem desenvolvidas: Tomar medidas, como, capacitar os ACS para que possam fazer palestras mostrando a população a importância de prevenir essa doença. Jogando lixo nos lixos, não deixando as crianças entrarem em contato com águas contaminadas, mostrar para lavar bem as frutas e ter cuidado com a comida que consomem.
Materiais Utilizados:
Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, panejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS e auxiliares de enfermagem. Realizar assistência de enfermagem domiciliar, quando necessária. Orientar os auxiliares/técnicos de enfermagem e ACS para o acompanhamento dos casos em tratamento. Acompanhar a evolução clinica dos casos em tratamento. Contribuir e participar das atividades de educação em saúde permanente dos membros da equipe de saúde quanto à prevenção, manejo do tratamento e ações de vigilância epidemiológica das doenças diarreicas agudas.
Resultados esperados:
Melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo e dejetos, higiene pessoal e alimentar. Educação em locais de uso coletivo, tais como colégios, creches, hospitais, penitenciárias, que podem apresentar riscos maiores quando as condições sanitárias não são