Doença de huntington
DAYANNE RABELO
JAYNARA FERREIRA
JENNIFER MENEZES
KÁLITA BARBOSA
MYRELLE RAMOS
MORGANA VAITZ
PEDRO HENRIQUE
DOENÇA DE HUNTINGTON
GOIÂNIA
2012
DAYANNE RABELO
JAYNARA FERREIRA
JENNIFER MENEZES
KÀLITA BARBOSA
MYRELLE RAMOS
MORGANA VAITZ
PEDRO HENRIQUE
DOENÇA DE HUNTINGTON
Este Trabalho cumpre parte da exigência Disciplina APS – Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de psicologia. Apresentado a Universidade Paulista - UNIP.
Orientadora: Profª MS. Letícia Firmino
GOIÂNIA
2012
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 4 ASPECTOS MÉDICOS: DOENÇA DE HUNTINGTON 5 Conceito 5 Diagnóstico 7 Tratamento 7 Aspectos Psicológicos 8 Aspectos Neuropsicológicos 8 CONSIDERAÇÕES FINAS 10 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema abordado a doença de Huntington. A doença de Huntington é uma desordem hereditária do sistema nervoso central, de transmissão autossômica dominante, ocasionada por um defeito genético no braço curto do cromossomo 4. A doença de Huntington também conhecida como coréia de Huntington, tem esse nome em homenagem a George Huntington, autor da primeira publicação cientifica da síndrome, que foi apresentada em abril de 1872, na revista norte-americana “the medical and surgery repórter” com o nome de coréia hereditária. A doença de Huntington é incurável, cuja progressão não pode ser interrompida, sendo que o tratamento é puramente sintomático. O diagnóstico da doença de Huntington nem sempre é fácil, principalmente quando o paciente encontra o quadro clinico de coréia de huntington sem histórico familiar positivo da síndrome, paciente com coréia provocada por outra doença e outras características.
Neste trabalho serão abordados também os temas: conceito, etiologia o estudo das causas, diagnóstico, tratamento, aspectos psicológicos, aspectos neuropsicológicos, para melhor aprendizado.
ASPECTOS MÉDICOS: DOENÇA DE HUNTINGTON Conceito
De acordo com Azambuia (2006) a