DOENÇA DE CROHN
Homens e mulheres podem ser vitima da Doença de Crohn, mesmo que a idade mais frequente seja dos 15 aos 30 anos, ela pode acontecer em crianças e pessoas de meia idade.
Dependendo da intensidade da inflamação seus sintomas variam de diarreia ao sangramento. Outros sintomas podem ser notados dentro e fora do intestino, algum deles são febres, perda de apetite e peso, fraqueza e dores articulares. Outras complicações mais graves também podem ocorrer como lesões na pele, inflamação nos olhos, pedra nos rins e as mais graves as fistulas e as estenoses. Ficar atento aos sintomas e se há caso do problema na família são meios eficazes de se alcançar um diagnostico.
Pelo exame clínico é bastante provável que se perceba uma maior sensibilidade e até mesmo uma massa, ou nodulação, ao examinar o abdome do indivíduo, pela palpação. De qualquer forma, é necessário localizar as áreas afetadas, por meio de exames de imagem, como endoscopia digestiva, colonoscopia, para localizar exatamente os segmentos inflamados e haver comprovação do caso, já que sua apresentação se assemelha a outras patologias.
O tratamento clínica para a doença de Crohn é estabelecido de acordo com a fase de evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. Necessariamente direcionado para reduzir a inflamação, suprimir as