doença de chagas
Publicado por: Gabriela Cabral em Doenças protozoárias 9 comentários
Doença de Chagas Agente transmissor da doença de chagas
A doença de chagas é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi que se hospeda em insetos, o barbeiro é o transmissor oficial. Esse transmite a doença ao ser humano através da picada, pois defeca no mesmo local e através da picada o protozoário atinge o sangue do indivíduo.
Sintomas
Durante a fase aguda não se percebe sintomas específicos, mas na fase crônica apresenta:
Vermelhidão e endurecimento da região picada Febre Anorexia Crescimento dos gânglios linfáticos Aumento do fígado Meningoencefalite Arritmia Engasgo Aumento do baço Inflamação no miocárdio Desmaios Pneumonia por aspiração Dor abdominal Constipação crônica Etc.
Tratamento
Ao sentir quaisquer sintomas descritos é importante que o indivíduo se submeta a testes que detectam a presença ou não de anticorpos ao protozoário. O tratamento varia segundo o estágio da doença, na fase aguda utilizam medicamentos capazes de curar ou reduzir as chances da doença tornar-se crônica. Em estágio crônico, o tratamento é direcionado aos órgãos prejudicados pelo protozoário já que a doença se torna incurável.
Prevenção
Como não existe vacina contra a doença de chagas pode-se preveni-la eliminando o vetor com o uso de inseticidas, melhores condições de habitação e higiene, eliminação de outros animais infectados, limpeza de ambientes rurais, como chiqueiros, currais, palhoças e outros que devem ser vistoriados freqüentemente para manter o local limpo de vetores que podem, além do homem, contaminar também os animais