doença de chagas na polpa do açaí
A doença de Chagas pode ser transmitida por diferentes meios, como a vetorial, transfusional e congênita, por secreções das relações sexuais, decorrentes de acidentes de laboratório ou por órgãos transplantados não fiscalizados. (PASSOS, et al., 2012, p. 224)
A ingestão de formas tripomastigotas metacíclicas de Trypanosoma cruzi presentes em diferentes alimentos (CAMANDAROBA, et al., 2002, apud PASSOS, et al., 2012, p. 224) leva para um quadro grave que pode evoluir para a morte. (PASSOS, et al., 2012, p. 224)
As formas de contaminação do T. cruzi podem ocorrer quando insetos triatomíneos depositam suas fezes infectadas na superfície de alimentos ou quando os insetos são triturados no período de processamento das frutas. Essa é uma possível hipótese para os muitos casos de infecções ocorridos principalmente no Norte do País associando a ingestão do fruto do açaí. Desde então, a partir de 2007, microepidemias da DCA tem sido associado a veiculação de T. cruzi na polpa do açaí. (PASSOS, et al., 2012, p. 224)
Pelo fato de T. cruzi ser transmitida via oral tem atingido um crescimento notável da doença na região Norte, mesmo com avanços no controle da doença de Chagas, ela continua ativa comprometendo a qualidade de vida da população da Bacia Amazônica, fazendo com que órgãos de Saúde Pública empreguem diversos métodos para a prevenção e controle da doença. (PASSOS, et al., 2012, p. 228)
Referencia: PASSAS, L. A. C.; GUARALDO A. M. A.; BARBOSA R. L.; DIAS V. L.; PEREIRA K. S.; SCHMIDT F. L. Sobrevivência e infectividade do Trypanosoma cruzi na polpa do açaí: estudo in vitro e in vivo*, Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 21, n. 2, p. 224-228, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2013, 01:17:55.