Doença crónica e a atividade física
A atividade Física é definida como "qualquer movimento corporal produzido, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Muitas pessoas não a praticam por falta de conhecimento, por pensarem que não são apelativas ou mesmo por falta de aptidão, mas existem várias formas de praticar exercício físico. As pessoas que sofrem de doença crónica, devem praticar exercício mas de forma cuidada.
As Doenças Crónicas são doenças de evolução prolongada e permanentes, para as quais, atualmente, não existe cura e afetam negativamente a saúde e funcionalidade do doente. Este tipo de doenças não põe de imediato a vida da pessoa em risco, no entanto podem ser extremamente sérias e podem levar eventualmente à morte.
Existem vários tipos de doenças crónicas: Sida, hepatite B e C e ainda a Tuberculose que são transmissíveis e ainda as doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas, tais como a diabetes, obesidade e o cancro.
– Asma: A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias que dificulta a respiração e causa aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou no início da manhã. A asma pode afetar qualquer pessoa, mas afeta maioritariamente crianças e jovens.
Os sintomas são: Tosse, dificuldade respiratória recorrente e aperto torácico.
Estes sintomas são reversíveis espontaneamente ou através de tratamento.
No entanto, podem também ser agravadas através de:
- Exercício físico mal executado;
- Infeção viral;
- Animais com pelo;
- Penas dos pássaros;
- Exposição prolongada aos ácaros do pó doméstico, entre outros
– A hipertensão arterial verifica-se quando os valores de tensão arterial se encontram aumentados. Normalmente apenas um dos valores se encontra alterado. Não há uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja uma doença já existente que está associada à verdadeira causa da hipertensão arterial. A hereditariedade e a idade são