Doença celíaca
A Doença Celíaca é uma doença alérgica alimentar, que ocorre em pessoas com tendência genética relacionada ao HLA específico.
DADOS MARCANTES DA DOENÇA:
Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto ocorrer em qualquer idade. A doença pode permanecer latente ou com sintomas mínimos e ocasionais durante longos períodos da vida. É uma doença que pode afetar potencialmente qualquer órgão.
DADOS MARCANTES DA DOENÇA:
Ela é caracterizada por intolerância permanente ao gluten, que possui a proteina gliadina presente nos seguintes alimentos: trigo, cevada e centeio.
DADOS MARCANTES DA DOENÇA:
Estes, quando em contato com a mucosa do intestino delgado do celíaco, desencadeiam um processo imunológico que resulta em atrofia das vilosidades do intestino delgado, interferindo assim no processo de digestão e absorção dos alimentos e acarretando uma desnutrição proporcional à intensidade e extensão da lesão na mucosa.
QUADRO CLÍNICO:
É caracterizada pela clássica tríade: Diarréia (80%) Distensão abdominal (80%) Perda de peso (80%) Parada do crescimento (90%) Irritabilidade (80%) Cabelos Secos (76%) Glossite e estomatite (50%) Cílios Longos (50%) Dores ósseas e parestesias (25% a 40%) Manifestações hemorrágicas (petéquias, equimoses ou púrpuras) (27%) Aspecto de bolsa de tabaco em região glútea (20% a 27%) Dedos em baqueta de tambor (20%)
DOENÇA CELÍACA
RELATO DE CASO
IDENTIFICAÇÃO:
L.F.V.,13 anos e 11 meses, sexo feminino, caucasiana, residente de Petrópolis.
QUEIXA PRINCIPAL:
“Não cresce e é pequena em relação aos colegas da mesma idade”
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL:
Até os dez anos de idade apresentou crescimento normal. Mãe reparou que sua filha não vinha crescendo após um episódio de “tristeza” há um ano, tratada com terapia antidepressiva durante dois meses, obtendo melhora do quadro depressivo;