Doencas da Aorta
Aneurismas aórticos: Refere-se ao segmento patológico da dilatação aórtica com propensão a expansão e a ruptura. Para considerar dilatação aneurismática , deve ter aumento irreversível do diâmetro de pelo menos 50%. São fusiformes ou saculares.
Fusiformes: são mais comuns e se caracterizam por dilatação simétrica envolvendo toda a circunferência da parede aórtica
Saculares: dilatação localizada envolvendo apenas uma porção da circunferência da parede aórtica, como bolsas externas focais.
Aneurisma aótico abdominal
Os AAA são definidos pelo aumento do diâmetro da aorta abdominal acima de 3 cm. 3 a 9 % dos homens acima de 50 anos e são a forma mais comum dos aneurismas aórticos. A incidência geral de AAA parece ter aumentado de maneira uniforme ao longo das últimas décadas. Associam-se fortemente ao tabagismo.
-Fatores de risco: enfisema, hipertensão, hiperlipidemia, predisposição hereditária (ex.: Síndrome De Marfan, Síndrome De Loeys-Dietz)
Os AAA são uma doença multifatorial do envelhecimento sem causa especifica conhecida.
-Patogenese: Sua formação associa-se a Inflamação crônica da parede aórtica, ao aumento da expressão local de proteinases , e a degradação das proteínas do tecido conjuntivo. Tem infiltração transmural de células inflamatórias, com densos infiltrados focais e concentradas na média e adventícia, que produzem enzimas degradadoras (principalmente as metaloproteinases) da média, o que causa dilatação e ruptura do aneurisma. Favorecem o recrutamento de células inflamatórias: estress hemodinâmico ou isquemia, processos autoimunes ou extensão da aterosclerose da íntima. Ocorre aumento no conteúdo de colágeno, aumentando a rigidez da parede , fato que ajuda a preservar a parede do aneurisma dilatado.
-Clinica: Se desenvolvem de forma insidiosa por um