Doencas biologia
Causadas por: vírus, bactérias, protozoários, platelmintos, nemátodas e, transmitidas por animais.
Nome: Taís Alves Nascimento Silva.
Matéria: Biologia
Professor (a): Rejane Vírus:
Primeiramente, existem muitas divergências sobre os vírus, eles se enquadram ou não entre os seres vivos, estes "organismos" não estão inseridos em nenhum dos grandes reinos dos seres vivos, daí a necessidade de serem estudados à parte.
Suas principais características são:
Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).
São formados basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero que contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA, nunca os dois. Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula.
São seres tão pequenos e simples que podem penetrar no interior das células das menores bactérias que se conhecem, são visíveis apenas a microscópico.
Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas. Por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.
Qualquer vírus necessita da maquinaria bioquímica de uma célula viva para conseguir se reproduzir.
Alguns vírus têm a capacidade de se manterem infectantes mesmo depois de muito tempo fora do corpo de um hospedeiro. Nesse caso, o reservatório é o ambiente.
Sua reprodução:
Um dos vírus mais estudados é o bacteriófago ou fago, que ataca bactérias reproduzindo-se em seu interior. Estes vírus são inofensivos ao homem e a outros animais.
A forma de reprodução dos vírus dentro de uma bactéria dá-se o nome de reprodução por montagem.
Doenças causadas:
As principais que atingem o homem são –
Hidrofobia (raiva): saliva introduzida pela mordida de animais infectados (o cão, por exemplo). Infecção: o vírus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso. Controle: vacinação de animais domésticos e aplicação de soro e vacina em pessoas mordidas. Sintomas e