Doen A De Alzheimer
Cesar Vasconcellos de Souza - psiquiatra e psicoterapeuta
Atualmente no Fellowship Physician Program - WILDWOOD LIFESTYLE CENTER AND HOSPITAL - Estados Unidos
A Doença de Alzheimer é uma desordem cerebral progressiva e degenerativa na qual as células nervosas do cérebro são destruídas e a substância cerebral atrofia. O curso da doença é diferente para cada pessoa podendo variar entre 2 a 20 anos (média de 5 a 10) para se instalar e ela não é parte do processo normal do envelhecimento, levando o indivíduo a ter um declínio nas áreas de habilidade pessoal, mental e intelectual. Até o momento é uma doença irreversível.
Esta doença atinge aproximadamente 1 em cada 10 pessoas acima de 80 anos de idade; 1 em cada 100 acima de 70 anos e 1 em cada 1000 acima de 60 anos. Na idade de 65 anos ela atinge 0.6% dos homens e 0.8% das mulheres, enquanto que na idade de 90 anos atinge 21% dos homens e 25% das mulheres. Em média a morte ocorre 10 anos após o início dos primeiros sintomas.
A causa desta doença não é ainda bem compreendida. Acredita-se que possa haver fatores genéticos envolvidos. Ocorrem problemas em certas proteínas resultando na formação de depósitos destas substâncias chamadas “placas senis” no cérebro em função da morte de neurônios (células do cérebro), além da deficiência de acetilcolina, substância necessária para o funcionamento normal das células cerebrais. Verifica-se uma atrofia cortical em diferentes partes do cérebro destas pessoas. Indivíduos portadores da Síndrome de Down têm maior risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.
Exemplos de sintomas principais são: 1)Perda de memória – a pessoa esquece coisas feitas ou faladas recentemente. 2)Dificuldade de realizar tarefas domésticas – não consegue fazer uma comida e esquece o que comeu. 3)
Problemas de linguagem – Esquece palavras simples ou as substitui inapropriadamente fazendo com que sua fala seja difícil de compreender. 4)Desorientação no tempo