Doen As Emergentes
Mergulhado na ilusão de ser o centro da natureza, o Homem acreditou que com o uso da Tecnologia iria erradicar todas as doenças infecciosas da face da Terra. Com um arsenal de pesticidas, antibióticos e vacinas acumulado nos últimos 100 anos, saiu combatendo vírus, bactérias, protozoários e outros microrganismos. Hoje, o Homem está perplexo diante da sua ingenuidade em querer dominar a natureza. A todo momento, tem-se notícias de novas doenças provocadas por seres microscópicos até então desconhecidos.
Diante dos recentes surtos endêmicos, epidêmicos e até mesmo pandêmicos de algumas doenças, tem-se a impressão de que um complô virótico pretende eliminar os seres humano da noite para o dia. É um erro achar que estão nascendo novos vírus, devido ao "progresso" bestial e descontrolado da humanidade. A ocupação indiscriminada e predatória da população mundial em áreas florestais pode colocar o Homem em contato com microrganismos desconhecidos. Mas esses microrganismos já existiam e habitam animais e ecossistemas próprios há milhares de anos.
É exatamente por isso, que os cientistas preferem trocar o adjetivo novo por microrganismos ou "vírus" emergentes, isto é, que provocam doenças cuja existência anterior era desconhecida no planeta ou, pelo menos, na região em que apareceram. As infecções causadas por esses vírus têm aumentado nas duas últimas décadas e, não raro, atingem proporções epidêmicas.
As Doenças Infecciosas Relacionadas com Viagens
Acredita-se que o aumento global de viagens é a razão para o ressurgimento recente de muitas doenças infecciosas no Europa. O número de pessoas que viajam internacionalmente está aumentando a cada ano, e mais pessoas estão tomando viagens para partes remotas do mundo, que muitas vezes têm problemas de saúde desconhecidos, bem como os serviços de saúde subdesenvolvidos. Muitos viajantes também não estão cientes dos potenciais perigos em diferentes partes do mundo e não tomar as precauções necessárias, tais