Doen As De Pele
Manhas pigmentares relacionadas a melanina
Acromia - Despigmentação da pele, ou seja, manchas brancas de diversos formatos, causadas pela ausência de melanina (pigmento que dá cor à pele).
Hipercromia - São manchas escuras da pele, causadas pelo excesso da produção de melanina.
Melasma ou Cloasma - Hiperpigmentação em regiões determinadas. Melasma são manchas provocadas pela ação do sol. Cloasma são manchas que surgem na gestação com as mesmas características do melasma.
Melanose Solar ou Manchas Senis - Arredondadas, dispersas pela face, mão e braços, causadas pelo sol.
Efélides ou Sardas - São manchas causadas pelo aumento da melanina na pele, devido à exposição continuada ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara (fototipo I e II) e ruivas. Se localizam nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como a face, ombros e colo. São manchas arredondadas ou geométricas de cor castanho ou marrom.
Hipercromia Pós-Inflamatória - Ocorre normalmente após algum processo inflamatório como acne e picada de insetos. É mais frequente em peles morenas e negras.
Hipocromia - Manchas com um tom mais claro do que a pele do indivíduo, causadas pela produção insuficiente de melanina. Podem ser causadas também pela ausência de vitaminas do complexo B.
Manchas por alterações vasculares
Angioma - ou hemangioma são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas. Os tipos mais comuns são o infantil, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto.
Cianose - É uma lesão por alteração de cor, que varia do azulado ao roxo e desaparece à dígito-compressão. É causado pelo vasoconstrição arterial e uma pequena vasodilatação venosa. A cor permanece da mesma forma ao deixar de tocar o local.
Eritema - É uma lesão causada por alteração de cor, que varia do róseo ao avermelhado,