Doen As Causadas Por Bacterias
Doenças causadas por bactérias nas culturas do Mato Grosso do Sul.
O objetivo deste trabalho é descrever as doenças causadas por bactérias com o intuito de aumentar o aprendizado.
Campo Grande – MS
2015
Cultura: Mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Bacteriose (Xanthomonas Campestre pv. Manihot).
A bacteriose é a principal doença da mandioca, sobretudo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nas condições de Cerrado essa doença adquiri grande expressão econômica, podendo provocar perdas totais.
Sintomas: Os sintomas da bacteriose caracterizam-se por manchas angulares, de aparência aquosa, nos folíolos, murcha das folhas e pecíolos, morte descendente e exsudação de goma nas hastes, além de necrose dos feixes vasculares e morte da planta.
Cultura: Milho (Zea mays).
Podridão do cartucho.
Essa doença é causada pela bactéria Erwinia chrysantemi, e pode ocorrer em algumas plantas em lavouras de milho, quando há excesso de água em sistemas irrigados, ou proporcionado por chuvas. A água acumula-se no cartucho da planta e favorece o seu apodrecimento pela bactéria. Essa podridão do cartucho é favorecida por temperaturas entre 30 e 350 C. A bactéria sobrevive no solo, sendo disseminada, essencialmente, pela ação da água.
Sintomas: O cartucho apodrece, desprende-se facilmente da planta, e exala um odor desagradável e característico. As folhas desse cartucho secam.
Queima bacteriana da folha.
Eventualmente, plantas de milho com essa doença, que é causada pela bactéria Pseudômonas alboprecipitans, ocorrem agrupadas em pequenas reboleiras, ou esparsamente distribuídas em lavouras de milho. Essa bactéria sobrevive no solo e sua disseminação, e o desenvolvimento da doença são favorecidos pela presença de água nas folhas.
Sintomas: A planta infectada apresenta nas folhas lesões necróticas alongadas, com aspecto de estrias, e essas lesões podem coalescer. Inicialmente, as lesões apresentam aspecto encharcado e coloração verde-oliva.
Cultura: Soja