Doen As Autoimunes
O trabalho que se segue trata de doenças e desequilíbrios do sistema imunitário. Ao longo deste trabalho iremos compreender que o sistema imunitário pode nem sempre funcionar da melhor forma, conduzindo a desequilíbrios no seu funcionamento e, consequentemente, a doenças.
Algumas doenças resultam da incapacidade do sistema imunitário responder eficazmente aos agentes que ameaçam o organismo. Outras provêm de uma reação excessiva do sistema imunitário, contra agentes estranhos ou mesmo do próprio organismo.
Doenças autoimunes
Para perceber melhor o que são doenças autoimunes é necessário conhecer um pouco do nosso sistema imunitário. Este é um assunto complexo e extenso, de difícil compreensão para a população leiga.
Cada um de nós possui um complexo sistema de defesa contra agentes estranhos que possam invadir o nosso organismo, chamados de agentes patogénicos. Estes organismos podem ser bactérias, vírus, fungos, parasitas, protozoários, proteínas ou qualquer outra substância desconhecida do corpo, que são chamados de antigénios. Quando o nosso sistema se depara com estas substâncias, que assuma como potencialmente perigosas, passa a produzir anticorpos e células de defesa para combater a substância estranha.
As doenças autoimunes resultam do facto do sistema imunitário passar a produzir anticorpos contra o nosso próprio organismo, ou seja, de uma reação de hipersensibilidade do sistema imunitário contra antigénios próprios. Por motivos variados e nem sempre possíveis de explicar, o nosso corpo começa a confundir as suas próprias proteínas com agentes invasores e assim passa a atacá-las.
Cada indivíduo possui antigénios no seu organismo. Os linfócitos que se formam no indivíduo têm, normalmente, tolerância para com estes antigénios. Porém causas podem romper com esta tolerância ficando o organismo a produzir anticorpos e linfócitos sensibilizados contra alguns dos seus próprios tecidos, provocando a lesão e alteração das