dodo
Professor: Paulo Roberto Oliveira Sá.
Matéria: Informática Aplicada à Automação.
Curso: Engenharia de Produção
Lages, 27/11/2013.
Introdução
Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos eletrônicos usados hoje e revolucionaram o mundo da eletrônica. A integração de um grande número de pequenos transistores em um chip pequeno foi uma enorme melhoria sobre o manual de montagem de circuitos com componentes eletrônicos discretos. A capacidade do circuito integrado de produção em massa, a confiabilidade e a construção de bloco de abordagem para projeto de circuito assegurou a rápida adaptação de circuitos integrados, será desenvolvido a evolução, classificação e ilustração de algumas cápsulas.
Circuitos Integrados
Os circuitos integrados são circuitos eletrônicos funcionais, constituídos por um conjunto de transistores, díodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo, sobre uma substância comum semicondutora de silício que se designa vulgarmente por chip.
O circuito integrado propriamente dito chama-se pastilha (chip, em inglês) e é muito pequeno. A maior parte do tamanho externo do circuito integrado deve-se à caixa e às ligações da pastilha aos terminais externos.
Evolução
Após o sucesso dos circuitos integrados (CIs) digitais na década de 80, com a extraordinária evolução da capacidade de integração, confiabilidade e desempenho, tudo isso associado à redução dos custos de fabricação, a década de 90 foi marcada principalmente pelo interesse nos microssistemas e nas micro-máquinas.
O avanço nos processos de fabricação de CIs permite hoje a construção de micro-estruturas mecânicas (suspensas), móveis ou não, que podem ser exploradas como sensores e/ou atuadores em sistemas miniaturizados. Certamente inúmeras são as áreas de interesse e aplicações potenciais para essas micro-estruturas.
A indústria