Docência no ensino superior: problematização, identidade e saberes do professor
VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO
Docência no ensino superior: problematização, identidade e saberes do professor
São Bernardo do Campo 2007
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O texto a seguir ressalta o papel do docente universitário diante da necessidade das instituições de ensino superior viabilizarem uma proposta pedagógica capaz de reduzir os altos índices de evasão e desistência nos cursos de graduação e de reverter os precários resultados no processo de ensino-aprendizagem.
A reportagem de capa da Revista Ensino Superior (2007) em O desafio é ser atraente, procura tratar com mais lucidez a problematização da evasão nas instituições de ensino superior. A reportagem deixa bem claro que a questão econômica, na verdade, é uma desculpa para a insatisfação do aluno.
Além dos fatores apontados no texto, pode-se apontar diversas causas, inclusive o fator econômico, que corroboram para a evasão nas instituições de ensino superior.
Aponto alguns fatores que determinam à ocorrência do fenômeno:
Institucional: cursos não atrativos, ações autoritárias, professores pedagogicamente despreparados (principalmente em cursos não ligados a educação, por exemplo, administração, ciências contábeis, de cunho tecnológico, entre outros), insuficiência de infra-estrutura, ausência de motivação etc.
Alunos: desinteressado; estresse promovido pela carga de trabalho; indisciplinado; oriundos, na maioria, da periferia etc.
Aspectos Sociais: trabalho com incompatibilidade de horário para os estudos, famílias, por vezes, desestruturadas, falta de valores e perspectiva futura, submetidos à violência cotidiana etc.
Como ressalta Roberto Lobo apud (Revista Ensino Superior, 2007, p. 30):
[ ] são vários os caminhos que levam à evasão. Mas, ao contrário do que se pode supor à primeira leitura, a questão financeira não é o principal motivo para alimentar os maiores índices de desistência nas instituições particulares. A primeira causa é o despreparo dos