Documentário "o veneno está na mesa"
Agrotóxicos
É lucrativo vender agrotóxicos e aumentar a quantidade dos alimentos, tudo em nome do progresso, pois o governo acredita que é uma necessidade inevitável, e não se preocupam com a saúde das pessoas. A ANVISA na tentativa de frear esse descontrole dos agrotóxicos proibiu o uso de alguns desses que fazem mal a saúde, mais fica preso no judiciário e nos que defendem o uso dessas substancias em nome da economia.
A chamada revolução verde prometia mesa farta e comida sadia para as pessoas, assim a modernização com maquinas nos campos expulsou o pequeno agricultor, que deu lugar aos vastos campos trocando homens por maquinas. A partir da década de 60, com o uso de adubos químicos e venenos, a saúde dos que consomem alimentos geneticamente modificados e dos trabalhadores que manipulam esses produtos ficou comprometida e até hoje esta, pois pouco tem sido feito ou quase nada. A tecnologia que se estabeleceu para melhorar os alimentos contaminam as pessoas a longo prazo e em alguns caso causam consequências irreversíveis a saúde.
Capitulo II
Depoimentos dos agricultores
Veem-se relatos de agricultores que adquiriram doenças e muitos ate perderam a vida, devido a trabalho continuo e uso abusivo desses defensivos.
O documentário mostra pessoas que foram afetados diretamente, mas também deixam uma alerta para a contaminação das águas do ar e pela ingestão desses alimentos que podem levar a morte. o que se percebe e na verdade um incentivo fiscal para o uso, e querem matar a fome com um custo muito alto a saúde e ate mesmo a vida
Do Rio Grande do Sul ao Ceará, passando pelo Mato Grosso e Espírito Santo, o que se vê é que o discurso das safras recordes ou da sustentação da balança comercial não mais dá conta de esconder seu lado nefasto. Os principais especialistas em saúde ambiental e toxicologia trazem casos e dados dos prejuízos causados por um modelo de agricultura que não cresce sem agrotóxicos, e que hoje, em claros sinais de saturação, usa