DOCUMENTÁRIO-REPORTAGEM DA LIGA QUEBRANDO PARADIGMAS PSIQUIÁTRICOS

695 palavras 3 páginas
DOCUMENTÁRIO-REPORTAGEM DA LIGA
QUEBRANDO PARADIGMAS PSIQUIÁTRICOS

O documentário trata de um assunto muito delicado e muito temido pela sociedade – “A Loucura”. E para realizá-lo, os repórteres não só visitaram, mas viveram a realidade de um hospital psiquiátrico por 24hs., podendo, assim, evidenciar a rotina das pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental, bem como daqueles que cuidam deles. Além disso, foi possível verificar os métodos de trabalho dos médicos, enfermeiros e psicólogos, que acabam por conviver também com essa realidade.
Os fatos se passam no Hospital Psiquiátrico Francisca Júlia em São José dos Campos - SP, em uma unidade de permanência de pacientes crônicos, o Lar Abrigado – onde há uma ala masculina e uma feminina – e na Instituição Pequeno Cotolengo, que é uma instituição mantida por uma congregação católica e abriga mais de cem crianças e adultos com transtornos ou deficiências mentais.
Nestas unidades de permanência, os pacientes recebem o tratamento adequado para seus transtornos, o que na maioria das vezes não aconteceria no seu meio familiar ou na sociedade em geral por falta de conhecimento, compreensão e até mesmo paciência com os doentes.
Nas centros de tratamento são realizadas atividades terapêuticas como musicoterapia, hipoterapia, além de atividades que auxiliem na socialização dos pacientes, tais como festas e ambientes diversos de descontração. Bem diferente dos tratamentos a que os pacientes psiquiátricos recebiam nos anos 80 e 90, nos quais eram tratados com choques, correntes e camisas de força. Só após a Lei 10.216 (Reforma Psiquiátrica), que prevê a reabilitação através do convívio social, esses pacientes começaram a ser tratados de forma humanizada e individual.
Ao ver alguns depoimentos de pacientes podemos analisar de uma forma antropológica a sua interação com a sociedade, que, no geral, já não compreende muito bem o ser diferente.
O paciente Júlio, portador de esquizofrenia, relata que já teve alta,

Relacionados