Documentário Quebrando o Tabu
De uns anos para cá, o problema da política de drogas está totalmente ligado à democracia, tornando-se um círculo vicioso que parece não ter solução e nem fim.
O sistema de drogas tanto no Brasil quanto no mundo está muito bem definido, os traficantes vivem em um mundo próprio com suas próprias regras e leis, com seu próprio sistema judiciário, aliás, muito mais organizado que o brasileiro.
Mas agora fica a pergunta: Como lutar contra essa política de drogas que, infelizmente, está tão bem sólida no mundo todo?
No documentário “Quebrando Tabu” vemos que o modo arbitrário de agir contra esse sistema é considerado errado, pois acaba encarceirando os menos culpados desse círculo, os usuários, que apenas são pessoas doentes que precisam de uma ajuda para saírem dessa situação.
Países da Europa como a Holanda e Portugal adotaram um sistema de ajuda a esses usuários como não criminalizar a droga e fazer com que essas pessoas necessitadas sejam acompanhadas de perto por profissionais gabaritados, fazendo assim com que haja uma diminuição considerável de morte por drogas nesses determinados países.
Concordo com o que disse Fernando Henrique Cardoso, que o maior problema pra quebrar esse tabu das drogas no mundo é o consentimento, não adianta nada agir na força, porque as pessoas gostam do que é ilícito, o fato de ser ilegal faz com que muita gente entre nesse círculo como forma de provocação e desafio. O necessário é conscientizar essas pessoas que se elas consumirem drogas como cocaína, heroína e crack elas perderão a coisa mais importante que uma pessoa pode ter na vida: sua liberdade de decisão.