DOCUMENTÁRIO ARQUITETURA DA FELICIDADE
SALA: 214
PROFESSOR: RENATO FONSECA
Alunos: Alan Jhon Zanchet, Tacila Fernanda e José Cardoso
___________________________________________________________________
Arquitetura Moderna
O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas, e desprovida de ornamentação, valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura.
A utilização dos materiais seguiu três padrões:
Em primeiro lugar, o processo de industrialização aplicado a alguns materiais (tais como a alvenaria de pedra, a madeira ou o vidro) sem alterar significativamente a sua natureza com uma surpreendente eficácia na sua utilização.
Em segundo lugar, a crescente utilização do tijolo e depois do cimento usado sob a forma de Betão conduziu a que rapidamente substituíssem os materiais tradicionais.
Finalmente, a mais importante influência foi protagonizada pelos materiais estruturais: o ferro, o aço e o Betão armado. Foram eles que permitiram o desenvolvimento de novas formas de edificação, que por sua vez respondiam às novas necessidades de um mundo em modernização. As diferenciações apresentadas nessa arquitetura variam quase que de arquiteto para arquiteto, podendo-se notar semelhanças regionais, como é o caso de Frank Lloyd Wright (1867-1959), Walter Gropius, Le Corbusier (1887-1965), Mies van der Rohe(1886-1969), que apresentam características claramente distintas e próprias.
Frank Lloyd Wright
O principal conceito que ele trouxe para a arquitetura moderna foi o de que cada projeto deve ser individual: a localização, o terreno e a finalidade da obra, devem fazer de cada projeto de arquitetura uma obra única. Frank acreditava que cada projeto deveria ter sua própria personalidade.
Embora gostasse de produzir obras ecléticas, ele desenvolveu um estilo próprio de construção e arquitetura para casas, tal estilo era chamado de PraireHouse (em Português, casas da pradaria