Documents
Max Weber aprofundou seus estudos sociológicos na temática da Sociedade
Capitalista. Mapeando a sociedade em seus aspectos gerais e apontando seus elementos de formação como isso percebendo como cada um está ligado ao outro mesmo não pertencendo à mesma ordem de valores. Weber mostra com seus estudos a importância da escolha da metodologia, de que o ponto de observação que cientista buscará para as novas informações não pode ser completamente contaminado por seus pré-conceitos e valores. Isso colabora para o alcance de seu objetivo. Weber desenvolveu o “tipo ideal”. É um modelo hipotético da realidade analisada, funcionaria como uma lente de uma câmera, que permite ao investigador a aproxima-se e afastarse do objeto de estudo quando a mesma é confrontada com a realidade, assim podendo garantir a objetividade.
A teoria da ação social, os fenômenos sociais necessitam de mais estudo do que somente descrições de comportamentos. É preciso compreendê-los em suas motivações e significados subjetivos. É na analise das ações sociais que é possível entender o sentido atribuído em cada ação, o que motiva quem os pratica e como os compartilha. O sentido atribuído pode variar dependendo do contexto que a ações está inserida. Para isso Weber definiu quatro tipos de “tipo ideal”:
- Ação racional com respeito a fins: ação com base na razão, com indução e dedução fazendo uso de técnicas e instrumentos. Com finalidade planejada.
- Ação racional com respeito a valores: ação com base na razão, mas carregado com valores, por exemplo, étnicos, morais e etc.
- Ação afetiva: Como o nome já diz é movida por emoções e paixões. Agindo de forma impulsiva. - Ação tradicional: Está voltado para hábitos e costumes. Acontece devido a transmissão cultural
Weber percebeu nas sociedades ocidentais que o comportamento dos sujeitos era racionalizado, isso quer dizer a prática tinha uma finalidade. Percebendo em todas as esferas sociais (econômica,