Documentos
Um dos principais enfoques de finanças é o processo decisório e a ações que afetam a valorização do negócio. Assim, o tema central da função financeira é a valorização da empresa e como as decisões podem ser tomadas, do ponto de visa financeiro, para maximizar essa valorização. O valor da empresa depende do fluxo de ganho que se espera gerar no futuro. A decisões financeiras afetam ambos: o volume de fluxo de ganho ou lucratividade e os riscos que envolvem esses ganhos. A relação pode ser vista na figura abaixo.
Figura 1
Fluxo de Ganho da Empresa
Riscos
DECISÃO: POLÍTICAS DE:
• • • • •
Linhas de Produto Tamanho do Negócio Tecnologia Uso dos Débitos Posição de Liquidez Valor da Empresa
Lucratividade
A função financeira, basicamente, se preocupa com todos os problemas que são associados com a eficiente aquisição e o uso do capital, como pode ser verificado na figura 2, que retrata o modelo sistêmico da função financeira.
O subsistema financeiro está baseado nas principais áreas de decisão financeira, das quais podemos identificar três: a decisão de investimento, a decisão de distribuição de lucros e decisão de financiamento. Os principais objetivos da função financeira são: 1. obter o montante adequado de capital 2. conservar o capital e saber obter lucro com o uso o capital
No tocante a decisão de financiamento, o administrador financeiro deve determinar a melhor forma de financiar as operações da empresa. Na verdade, o administrador financeiro deve determina qual a estrutura de capital mais adequada à empresa. Por estrutura quer se dizer qual a composição de fontes de fundos mais adequada para a utilização da empresa. Ao tomar essa decisão o administrador financeiro terá que levar em conta o retorno desejado pelos acionistas e o custo de capital associado cada estrutura alternativa de capital.
A decisão de investimento é provavelmente a mais importante das três decisões financeiras. Em essência ela