Documento1
Profa. Izilda Guedes Elias
MUNDO
DÉCADA DE 60
1962 - Silent spring 1965 - “Educação Ambiental” (Enviromental Education) - “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha 1968 - Clube de Roma (Paris)
Década de 70
1972 - ¨ Os limites do crescimento¨- Relatório de Meadows; - Discussão do Desenvolvimento e Ambiente;
1972-Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (United Nations Environment Programme – UNEP)- Nairóbi, no Quênia, o programa foi criado pelas Nações Unidas em 1972, atendendo a proposta da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada naquele ano em Estocolmo, na Suécia.
O PNUMA tem como missão liderar e encorajar parcerias ambientais, inspirando, informando e preparando povos e nações para melhorar sua qualidade de vida sem prejudicar a das gerações futuras.
O PNUMA objetiva equilibrar interesses nacionais e globais, buscando convergências em relação a problemas ambientais comuns. Como única instituição dentro do sistema das Nações Unidas que trata exclusivamente de assuntos ambientais, o PNUMA atua como catalisador de ações que estimulem a conscientização temática, trabalhando em conjunto com outras organizações, agências e programas do sistema das Nações Unidas, de modo a desenvolver atividades em benefício do meio ambiente, além de promover a interação
1974- Alerta em Haia,Holanda sobre redução da camada de ozonio (Congresso Internacional de Ecologia).
1974- Seminário de Educação Ambiental em Jammi, Finlândia - Reconhece a Educação Ambiental como educação integral e permanente 1975 -Congresso de Belgrado - Carta de Belgrado estabelece as metas e princípios da Educação Ambiental
1975 -Programa Internacional de Educação Ambiental – PIEA
1976 - Reunião Subregional de EA para o ensino Secundário Chosica Peru. Questões ambientais na América Latina estão ligadas às necessidades de sobrevivência e aos direitos humanos.
1976 -Congresso