Documento
A especialização delimitada de funções e tarefas nas etapas produtivas industriais é derivada, principalmente, do crescimento do comércio, do capitalismo e impulsionada pela intensificação da produção industrial.
A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.
A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
Apesar de esse processo organizacional produzir um aumento na produtividade, ocasiona também o surgimento de trabalhadores alienados quanto ao processo produtivo, isso quer dizer que o trabalhador conhece somente uma única etapa da produção, tornando-se muito limitado.
O ideal é possuir funcionários dotados de capacidades distintas, o que favorece a flexibilização funcional.defendia a tese de que a população cresce em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, um descompasso que provoca a fome e estimula a disputa entre os homens.
Economia - Especialização, divisão do trabalho e ganhos com o comércio
A especialização na produção é uma característica intrínseca da organização econômica. Sua contribuição para a eficiência econômica e para o progresso tecnológico é evidente. O que inclui diferentes tipos de produção dentre fazendas, fábricas, fornecedores de serviços, economias, etc. Dentre cada um desses sistemas produtivos pode haver: uma correspondente divisão do