Documento
Matrícula :201402000121 Pedagogia da Natação
A metodologia, considerada tradicional, busca aperfeiçoar os movimentos técnicos dos nados, de forma sistemática, considerada ensino por partes, em que se realizam exercícios corretivos em uma complexidade dos movimentos e a coordenação dos movimentos. Tais exercícios são realizados de borda a borda da piscina, repetitivamente, para garantir o alcance e a melhora do gesto técnico. Na metodologia tradicional a seqüência pedagógica tem seu cronograma de aulas composto de exercícios que seguem um esquema coerente referente à complexidade dos movimentos, iniciando com os movimentos mais simples. Este esquema coincide com o alcance dos seguintes objetivos (considerando o ensino da natação para crianças): 1) ambientação da criança ou adaptação do corpo ao meio líquido que o cerca; 2) movimentação de pernas (pernadas) (gesto técnico do nado a aprender); 3) movimentação dos braços (braçadas); 4) movimentação da cabeça e respiração com pernadas; 5) coordenação da cabeça e respiração com braçadas; 6) coordenação da respiração com braçadas e pernadas e nado completo. e 7) saltos, mergulhos e viradas. A metodologia tradicional de ensino da natação contempla um modelo tecnicista em que o professor escolhe e determina a seqüência pedagógica para os alunos, independente das idades e de suas diferenças individuais. Apesar disto, o nível de aproveitamento de cada aluno rege coerentemente a mudança dos exercícios da seqüência.
(ENSINO DA NATAÇÃO: EXPECTATIVAS DOS PAIS DE ALUNOS ENSINO DA NATAÇÃO: EXPECTATIVAS DOS PAIS DE ALUNOS ,Marcia Perides Moisés)
O desenvolvimento também ocorre durante todo o ciclo de vida. “Por desenvolvimento, entende-se as transformações funcionais que ocorrem nas células e, conseqüentemente nos diferentes sistemas do organismo, ou seja, as trocas