Documento
Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiHYPERLINK "/wiki/Oxig%C3%AAnio"O2), carbonato de sódio (Na2CHYPERLINK "/wiki/Oxig%C3%AAnio"O3) e carbonato de cálcio (CaHYPERLINK "/wiki/Carbono"CHYPERLINK "/wiki/Oxig%C3%AAnio"O3).
Vidros para a construção civil - Vidro plano - vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum;
Vidros comuns decorados ou beneficiados - São os vidros lapidados, bisotados, jateados, tonalizados, acidados, laqueados e pintados, utilizados na fabricação de tampos de mesas, prateleiras, aparadores, bases e porta-retratos. Nas espessuras de 2 mm a 25 mm (já se fabricam vidros planos de até 50 mm, para fins especiais em construção civil).
Tipos de vidro comum
O vidro comum pode ser utilizado em portas, vitrôs, venezianas, divisórias, alem de servir como peça de decoração em vitrais, cristaleiras, tampo para mesas e muitos outros objetos. Este vidro está dividido em 2 grupos distintos: Os lisos e os do tipo fantasia (texturizados). Em ambos os casos tanto a espessura, quanto as cores são bem variadas.
Vidro Float(liso ou comum): Matéria prima para a maioria dos transformados