Documento sem t tulo
Mas ao falar em sangue, não podemos deixar de falar sobre as células que o constitui e também de suas principais funções.
As células do sangue:
•
Glóbulos vermelhos (Hemácias);
•
Glóbulos brancos (leucócitos);
•
Plaquetas. Glóbulos vermelhos: são células que carregam a hemoglobina e também são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono que serão eliminados pelos pulmões. Glóbulos brancos: são células responsáveis por defender os organismos contra agentes infecciosos como vírus, bactérias e substâncias estranhas. Os glóbulos brancos ou leucócitos com também são conhecidos, são produzidos na medula óssea. A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto. Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõe o sistema de coagulação do sangue e que também é responsável pela formação do tampão plaquetário que age na prevenção de hemorragias. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SANGUE
O sangue pode ser considerado como um tecido líquido. Muitos autores consideram o sangue como uma variedade de tecido conjuntivo em que o material intercelular é substituído por um líquido de composição bastante específica.
Estudo de sangue ao microscópio de luz
A maneira mais usada para se estudar as células do sangue ao microscópio de luz envolve inicialmente a obtenção de um preparado da seguinte maneira:
sangue é obtido por punção ou perfurandose a pele com uma agulha ou estilete.
O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais e sem falhas na cauda. Na observação ao