Documento Sem T Tulo
encéfalo, sendo constituído por 8 ossos, uns pares e outros ímpares: os parietais, o frontal, o occipital, os temporais e inferiormente o esfenóide e o etmóide. Ímpares:
Frontal, Occiptal, Esfenóide e Etmóide. Frontal:
O osso frontal é um osso ímpar do crânio formando a calota craniana, sendo a sua localização ânterosuperior. É um osso chato (ou largo). Occiptal:
Osso occipital é um osso membranoso em forma de disco situado na parte traseira (posterior) e inferior do crânio. Possui uma abertura oval, o forame magno por meio do qual a cavidade craniana comunicase com a coluna vertebral.
Esfenóide
:
O osso esfenóide é um osso situado na base do crânio na
frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas. Etmóide: é um osso único e mediano que, juntamente com o frontal, os
parietais, os temporais, o occipital e o esfenóide, contribui para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.
Pares: Parientais e Temporais
.
Parientais
: são um par de ossos que formam a parte superior da calvária
craniana (abóbada ou caixa craniana) protegendo o lobo parietal do cérebro. Fazem parte da composição do neurocrânio no esqueleto axial.
Temporais: é um osso par que forma as laterais do crânio ou têmporas.
É um osso irregular e situase ínferolateralmente a caixa craniana.
Articulações do cranio
As ligações entre os ossos do esqueleto que permitem a mobilidade são as articulações, são definidas como SOLDADAS e IMOVEIS ou
SUTURAS.
Sutura Coronal
: entre os ossos frontal e parietais . Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana) . Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital. Sutura Escamosa: entre o parietal e o temporal