Documento sem t tulo 2
Letícia Viana de Oliveira Ra: B95GDC-0 2º Semestre Noturno
Brasília 2014
1- Alfabeto é uma forma de escrita classificada como "segmental", pois possui grafemas que representam fonemas (unidade básica de som) de uma língua, podendo ser classificada também como uma escrita fonética, pois procura representar os fonemas por um determinado signo, o alfabeto também é um sistema notacional, conceito bem diferente de “código”.
2.Porque para um aprendiz que não está alfabetizado dominar o alfabeto é um processo muito complexo porque ele requer compreender as propriedades do sistema de escrita alfabética.
3- O alfabetizador, deve se investir sistematicamente na apresentação de outros tipos de letra, como a de imprensa minusculas a cursiva maiúscula e minúscula, que são usadas em diferentes gêneros textuais, em diferentes situações sociais de leitura e escrita.
4- É necessário que as crianças compreendam que a escrita alfabética representa, e de que maneira ela representa os segmentos sonoros das palavras. trata-se portanto de uma reconstrução conceitual e não de uma aprendizagem meramente perceptivo-motora.
5- O que é que as letras notam (isto é, registram)?Características dos objetos que a palavra substitui (o tamanho, a forma etc.) ou a sequência de partes sonoras da palavra?
6-
1. Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos.
2. As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d),embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
3. A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada.
4. Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que