Documento SANDRA
A cigarra e a formiga
A versão animada pelos estúdios Walt Disney da história original de Esopo, recontada por La
Fontaine, reforça a tese de que o comportamento da formiga em relação à cigarra é o de supervalorizar o seu trabalho e menosprezar o da
cigarra, para a formiga não faltam à cigarra habilidades e condições para incorporar o trabalho, sendo que ela prioriza outras atividades e valores em sua vida e a formiga fica indignada com a falta de ação de trabalho da cigarra e, portanto responde com um tom irônico à situação que a cigarra se colocou.
A cigarra e a formiga
ESOPO; LA FONTAINE. O trabalho finalizado deixa o coração sereno, e a diversão é ainda maior e aquele que divide o que tem contribui para fazer do mundo um lugar melhor.
A cigarraaquele que divide o que tem contribui para fazer do mundo um lugar melhor. A cigarra entendeu que o trabalho vem antes do lazer.
A matéria Literária.
De acordo Nelly Coelho, fabula “é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade”
(200.p.165). Na análise a autora detalha os fatores estruturais, características estilísticas do texto literário antigo e contemporâneo e explica as técnicas construtivas. Refere-se aos textos antigos como narrativas primordiais e que se tornaram obras clássicas. Exemplifica por meio de textos consagrados, e ao longo da análise sugere temas para discussões e pesquisa.
Para contar uma história o narrador vai organizando os acontecimentos em uma trama de tal forma que a e fabulação registra o tempo e o espaço em que seus personagens começam a viver a história, logo a seguir surge a situação problemática que provoca peripécias. A situação problemática se resolve, e no final o narrador sintetiza a filosofia de vida que ele procurou transmitir. O leitor ou o ouvinte é um elemento importante na estrutura na narrativa apresentada.