Documento piaget
Ano de nascimto e morte: 1896-1980
Concepção de escola: A escola deve proporcionar um ensino de qualidade, buscando a formação de cidadãos livres e conscientes de seu papel na construção e transformação da sociedade. Para que tal formação aconteça, toda a escola precisa estar engajada com o discente, principalmente o docente que torna-se o mediador entre o aluno e o conhecimento. Esta mediação deve ocorrer de maneira consciente, crítica e reflexiva.
Concepção de aluno: Para Piaget, educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno, sendo que o aprendizado se dá por interação entre estruturas internas e contextos externos.
A aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas, sendo que o professor será o incentivador e o encorajador para a iniciativa própria do estudante.
Teoria defendida por Jean Piaget: O conhecimento centrado no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.
Roger Cousinet
Ano de nascimento e morte: 1881 - 1973
Concepção de escola: Para Cousinet não havia um esquema de temas organizados que o professor devia seguir. A liberdade de construção do saber é fundamental em sua teoria. Não há horários fixos para disciplinas, separação entre elas, nem notas, nem classes, somente a liberdade de aprender.
Concepção de aluno: Adepto da psicologia experimental, a criança como ela é. Educação centrada no aluno. Trabalha a observação, experimentação, analise de documentos. O aluno é