Documento Origem Da Biblia
As Escrituras Hebraicas contêm várias referências cronológicas. Elas indicam que os primeiros livros foram escritos na época de Moisés e Josué, uns 3.500 anos atrás. *Samuel, Davi, Salomão e outros acrescentaram seus escritos durante o século 11 AEC. Seguiram-se livros históricos, poéticos e proféticos, que datam do nono ao quinto século AEC.
Há cópias ou fragmentos desses livros bíblicos entre os Rolos do Mar Morto, com exceção do livro de Ester. A datação por carbono 14 (carbono radioativo) e da paleografia (estudo das antigas formas de escrita) confirma que os mais antigos desses rolos datam de cerca de 200 AEC.
O que dizem os críticos
Um dos grandes motivos de alguns questionarem a cronologia da Bíblia é o fato de ela afirmar ter sido inspirada por Deus. Sobre isso, em seu livro The Old Testament Documents(Documentos do Velho Testamento), o professor universitário Walter C. Kaiser Jr. escreveu que, para alguns, “o texto [da Bíblia] peca por afirmar ser de autoria divina e por falar em milagres e em Deus”. Certos eruditos que não são religiosos dizem que a Bíblia deve ser examinada com olhos críticos, como qualquer outro livro.
Houve uma época em que a teoria evolucionista de Darwin foi usada para explicar que as religiões evoluíram de simples para complexas, do animismo para o politeísmo, culminando no monoteísmo. Visto que os primeiros livros da Bíblia descrevem uma adoração monoteísta, alguns concluem que eles foram escritos bem mais tarde do que se pensava.
Daí em diante, a crítica bíblica assumiu várias formas. Por exemplo, um dicionário do Velho Testamento publicado recentemente contém artigos detalhados sobre crítica da forma, crítica literária, crítica do Pentateuco, crítica das fontes e crítica histórica e tradicional.
Embora os eruditos tenham opiniões diferentes quanto à datação dos livros da Bíblia, muitos são a favor da teoria proposta pelo professor universitário R. E. Friedman. Ele escreveu: “Os escritores antigos