Documento Futsal
2. Chute de pivô - realizado com a parte interna do pé, fazendo a bola se elevar.
3. Chute de voleio - rebater a bola, com o peito do pé, quando ela vem alta.
4. Chute de semivoleio - consiste chutar uma bola que vem alta, tocando-a no momento em que ela também toca o chão (bate - pronto).
5. Chute de calcanhar - bater na bola com a parte de trás do pé.
6. Chute de condução - muito utilizado no futsal, é feito com a parte interna do pé.
7. Chute de encoberta - consiste em erguer a bola, geralmente parada ou quase parada, jogando-a por sobre o adversário.
8. Chute de bico - utiliza-se a extremidade anterior do pé.
(2)Passe:
*cavadinho
*firme(tbm conhecido como passe de chapa)
*tabela
*sequência de 8
*de cabeça
*de calcanhar e calcanhar, de cabeça, de peito de pe e de de bico.
(4) Sistema 2x2 É um sistema bem simples e que exige pouca movimentação dos jogadores. Os dois de trás são responsáveis pela defesa enquanto os dois da frente, pelo ataque (Lucena, 1994; Mutti, 1994; Souza, 1999). Ocorrem poucas trocas de posições, e conseqüentemente, de funções. É um sistema mais estático em relação aos outros.
Sistema 3x1
O sistema 3x1 é responsável pela nomenclatura das posições adotadas no futsal. Além do goleiro temos o fixo, os alas (direito e esquerdo) e o pivô. É um sistema de movimentações bem mais complexas que o anterio.
O pivô tenta "despistar" ou "tomar a frente" do seu marcador para receber a bola de seus companheiros na meia-quadra ofensiva. Os alas e o fixo realizam movimentações para criarem espaços onde a bola possa ser lançada ao pivô, que joga de costas para o gol adversário e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para seu companheiro ou, dependendo da situação, girar em cima de seu marcador para finalizar a gol. Sistema 4x0 É o sistema mais complexo que existe, porém se assemelha muito ao sistema 3x1. A diferença mais significativa é que o pivô também entra no rodízio .Isto faz com que os