documento de formação
O presente trabalho deve conter as definições, funções, hipótese explicativa (explicar as teorias e apontar as vantagens e as criticas) e articulação com outra função (é relacionar com outra função, relacionando a sim as 4 funções entre elas).
Atenção
Ela é um termo com diversos significativos e pode ser utilizado em áreas diferentes. Na psicologia, a atenção é uma qualidade da percepção como a espécie de um filtro de estímulos ambientais, avaliando os mais relevantes e dando prioridade fazendo um profundo processamento.
Também entendida como mecanismo que controla e regula os processos cognitivos, em algumas situações ela age de forma inconsciente.
Os psicólogos estabelecem dois tipos de determinantes da atenção, determinantes internos (que são próprios do individuo e que dependem dele) e determinantes externos (que resulta do meio em q vive).
Na primeira parte podemos mencionar o estado orgânico (as pulsões que a pessoa se estimula), os interesses (com relação aquilo que atrai a pessoa).
A atenção tem como função complexa corresponder á capacidade do individuo focalizando a mente e alguns aspectos do conteúdo da própria mente e do ambiente.
As vantagens da atenção é que a percepção se torna o foco do estudo em que por ela tudo se percebe se mentaliza, mas sem a atenção não se há uma percepção do que ocorre no ambiente.
O autor define a atenção como "o fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante de informações disponíveis através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de outros processos cognitivos"(STERNBERG, 2000, p. 78)
Sternberg é bem claro ao definir as teorias da atenção e suas funções. Dessas, podemos citar:
A. Atenção Seletiva. Processo pelo qual escolhemos a quais estímulos perceptivos dar atenção. Por exemplo, quando ouvimos apenas a voz de nosso amigo no meio do ruído de uma multidão.
B. Vigilância e Detecção de Sinal. "Capacidade