Documento de araxá
No Documento de Araxá que ocorreu no período de 10 a 26 de Março de 1967, que contou com a presença de 38 Assistentes Sociais que durante o Seminário teve aceitação consensual do discurso de José Lucena Dantas que também foi vitorioso no discurso de Teresópolis.
Foram discutidos nesse Seminário os Níveis MICRO e MACRO atuação do Serviço Social, que forma linhas trazidas pela perspectiva modernizadora.
O Nível MICRO trabalha diretamente o indivíduo e pratica o Serviço Social Tradicional, ou seja, atua na operacionalização da prestação de serviços, já o MACRO tem sua atuação nos níveis de planejamento e executa o Serviço Social modernizado, está voltado à política, “essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infra-estrutura social” (CBCISS, 1986, pg. 31).
Essa infra-estrutura tem como definição os programas de facilidades básicas, programas de saúde, habitação, educação e serviços sociais fundamentais. (CBCISS, 1986, PG 32).
Para José Paulo Netto, (2006, pg. 172) “há um exagero na proposta”, contudo ele consegue reconhecer que o Assistente Social ao participar da “política e do planejamento para o desenvolvimento“ deixa de atuar apenas na prática.
Bibliografia:
* CBCISS. Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista. 1ª ed. Rio de
Janeiro: Agir, 1988. Páginas: 90 a 113. * José Paulo Netto, 2006.
Centro Universitário Plínio Leite
Curso de Serviço Social Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS ) Etapa II Luziane dos Santos Vieira - RA: 5634114436 Rayanna Coelho Valentim Pereira - RA: 5634125057