Documento Apoio Andebol
I. Unidade Didáctica de Andebol
1.1. História da Modalidade
O Andebol, como desporto colectivo nasceu na Alemanha em 1890, e foi idealizado por um professor de
Educação Física chamado Konrad Koch que o designou de “Raffbalspiel”.
Na Europa, entre 1904 e 1920, as regras eram semelhantes às do futebol sendo as equipas constituídas por onze jogadores e as partidas disputadas em campos de futebol, não obtendo grande popularidade.
Entretanto em 1916, no Uruguai, o professor de Educação Física António Valeta idealizou um jogo que imediatamente se popularizou, a que se chamou “Balon”. Esse jogo era idêntico ao praticado na Europa.
Por esta altura Hirechman, e mais tarde o professor de desportos Carl Shelenz introduzem regras próprias ao Andebol. Deste modo rapidamente a modalidade se divulgou por numerosos países, principalmente nos Nórdicos, mas devido às condições climatéricas tiveram de fazer certas adaptações.
Assim na Suécia, durante o Inverno, os treinos tinham de ser efectuados em ginásios, o que motivou a redução do n.º de jogadores, 7 para cada equipa. Também a Noruega e a Dinamarca adoptaram este sistema. Por sua vez o Andebol de 11 era popularizado e durante os Jogos Olímpicos de 1928 em Amesterdão, foi criada a Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA). Durante esses mesmos jogos foram efectuadas demonstrações de Andebol, tendo o Comité Olímpico Internacional em 1931, admitido esta modalidade no seu programa Olímpico.
Nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 o Andebol surge então como modalidade olímpica com a presença dos países Checoslováquia, Dinamarca, Holanda, Hungria, Polónia, Roménia, Suíça e
Alemanha, tendo este último vencido o torneio derrotando na final a Suíça por 23 – 2.
A 2ª Guerra Mundial levou no entanto à dissolução da FIHA. Após o conflito, foi criada em Copenhaga a actual Federação Internacional de Andebol (IHF), com filiados de todos os continentes.
Para este desenvolvimento muito