Documento 9
Analise Narrativa.
ELEMENTOS DA NARRATIVA
1) Enredo
Capítulo 1 - Mudança (Exposição)
Narra a caminhada de uma família de retirantes. Fazem parte dela Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, dois filhos: o menino mais novo e o menino mais velho, e a cachorra Baleia. As personagens falam pouco, apenas duas Fabiano, irritado com o menino mais velho, xinga-o. Por fim, ele pôs o filho no cangote e prosseguiram viagem. Eram antes seis sobreviventes, no entanto, na falta do que comer, comeram o papagaio e ele segue descrevendo aridez da terra e do sofrimento da família. Sinhá Vitória lembrava-se de "acontecimentos antigos que não se relacionavam: festas de casamento, vaquejadas, novenas, tudo numa confusão" Eles acabam encontrando uma fazenda abandona. Desta vez, Fabiano é quem sonha que "Sinhá Vitória vestiria uma saia larga de ramagens. A cara murcha de sinhá Vitória remoçaria, as nádegas bambas de sinhá Vitória engrossariam, a roupa encarnada de sinhá Vitória provoca ria a inveja das outras caboclas ... e ele, Fabiano, seria o vaqueiro, para bem dizer seria o dono daquele mundo... Os meninos se espojariam na terra fofa do chiqueiro das cabras. Chocalhos tilintariam pelos arredores. A caatinga ficaria verde.
Capítulo 2 - Fabiano
O autor caracteriza Fabiano, mostra que apesar ser um homem bruto, ainda capaz de fazer reflexões acerca do mundo e analisar a si mesmo, tem consciência de que fala muito mal. No entanto, chega à conclusão de que não passa de um bicho. "Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a murmurando: - Você é um bicho, Fabiano ". Apesar de não querer admitir, ele admira homens que sabem falar e escrever como seu Tomás da bolandeira.
Capítulo 3 - Cadeia (Desenvolvimento)
Fabiano vai comprar mantimentos na cidade, mais especificamente na bodega de seu Inácio, que segundo ele gostava de por água em tudo. "Animou-se e interrogou o bodegueiro: - Porque que é que vossemecê bota água