Documento 9 1
Toda a nossa atual tecnologia é fruto das ondas eletromagnéticas e a importância delas na nossa vida é indiscutível. Elas estão presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno micro-ondas e em mais uma grande gama de exemplos; A simples ação de caminhar pela rua pode nos apresentar vários exemplos de ondas eletromagnéticas; O sol, as estrelas, as lâmpadas, os semáforos, objetos iluminados, o "calor" do sol, etc. Dentro de nossas casas a utilização dessas ondas é, ainda, infinitamente grande. Uma das mais importantes é a radiação térmica, que nos permite aquecer a agua do chuveiro através de um resistor elétrico e manter a agua de uma garrafa térmica aquecida através de superfícies espelhadas, entre outros exemplos.
A radioatividade tem larga aplicação em nossa sociedade; portanto, na medicina não poderia ser diferente. O desenvolvimento de métodos de diagnósticos e tratamento eficazes e seguros vem crescendo a cada dia mais. A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Na Radioterapia do tratamento de câncer, seja por meio de Teleterapia ou da Braquiterapia, deu-se nova esperança de vida àqueles que foram submetidos a tal tratamento. O césio-137, por exemplo, é muito utilizado em tratamento de tumores cancerosos.
A maioria das pessoas relacionam a radioatividade somente a seus malefícios como bombas atômicas, armas nucleares, desconhecendo os seus inúmeros benefícios e que convivem com ela diariamente. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequen as doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc.
A utilização de ondas eletromagnéticas teve e continuara a ter um grande impacto na nossa