Documento 14
Introdução
A Catalunha é uma comunidade autónoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km² limitada ao norte pela França e por Andorra, a leste pelo Mar Mediterrâneo, ao sul pela comunidade valenciana e a oeste com Aragão. A capital da Catalunha é a cidade de Barcelona.
Histórico
Estima-se que a comunidade tenha sido formada na Europa por volta do século XII, e tenha tido sua autonomia destruída, de forma definitiva ao final da Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1714), quando o território do país foi unificado e sob o domínio do idioma castelhano.
Durante o século XIX criou-se no país um movimento de "Renascimento", de resgate da identidade cultural da região, o que inspirou a luta pela independência da Catalunha.
Foi criado, então, um governo autónomo reconhecido por Madri e a Republica Catalã foi proclamada. Mas a mesma durou pouco sendo destruída pela ditadura de Francisco Franco (1936-1975). Após o fim da ditadura, o Estado e o idioma catalão foram reconhecidos novamente.
O movimento
Em 12 de fevereiro de 2013, um referendo foi anunciado pelo Presidente Arthur Mas (do partido CiU, primeira força política na região), e contou com o apoio de outros partidos da Catalunha. Tal apoio ao referendo contou com 88 deputados, dos 135 do Parlamento catalão.
No mês de novembro de 2014 a região votou pela separação, ou não da Catalunha. A consulta contiar as seguintes questões: "Quer que a Catalunha seja um Estado?"; "Se sim quer que esse Estado seja independente?". O governo central espanhol, presidido Mariano Rajoy (partido popular), informou que pesquisa foi um fracasso. Num universo de seis milhões de catalães com direito a voto, de um total de 7,5 milhões que vivem na Catalunha, cerca de quatro milhões não foram a votos. Entre os 2,3 milhões que votaram na consulta popular, o sentimento de independência teve uma vitória esmagadora.
Futebol
Com apenas seis equipes nas duas