Documentario
Processos Psicológicos III
Turno: Noite
Estamira Gomes de Souza
MISSÃO “A minha missão, além d’eu ser Estamira, é revelar a verdade, somente a verdade. Seja mentira, seja capturar a mentira e tacar na cara, ou então ensinar a mostrar o que eles não sabem, os inocente. Não tem mais inocente, não tem.Tem esperto ao contrário, esperto ao contrário tem, mas inocente não tem não.”
Mulher trabalhadora - seu principal motivo de orgulho. Trabalha no Aterro Sanitário do Jardim Gramacho de onde tira seu sustento com próprio suor, há mais de 20 anos. Orgulhosa do seu trabalho, pois sabe que ali ela é gente, é ali que tira o sustento pra sua família, o lixão deu pra ela casa, comida, dignidade, esperança, amizade e respeito. Seu prazer é ajudar e querer bem seus filhos, amigos e netos.
“eu nunca tive sorte, minha única sorte foi ter encontrado o Senhor Jardim Gramacho, o lixão, eu amo, eu adoro”.
Estamira tem de tudo um pouco, mulher guerreira, de fibra, feiticeira, humilde, louca, lúcida, com uma personalidade vibrante, notável, porém ela é mais uma mulher entre tantas que se deparou com a realidade que nos cerca. Esta realidade cruel, indigna, que fez com que Estamira sofresse estupros, se prostituísse, virasse mendiga e alcoólatra. Além disso, Estamira foi traída em seus dois casamentos, um dos seus principais desencadeadores do distúrbios. Ela tem 3 filhas e 1 filho, mas devido às circunstâncias ela teve que se distanciar da filha mais nova.
O documentário acompanha também o atendimento feito pela rede pública. Ela enxerga inimigos, ouve vozes provocadoras, se agita, grita, por isso o filho interna Estamira no Hospital psiquiátrico. Ela é diagnosticada como sendo portadora de quadro psicótico D evolução crônica, alucinações auditivas, idéias de influências, devendo assim permanecer em tratamento psiquiátrico continuado. A mãe de Estamira também apresentava quadro de pertubações, sendo assim o