DOCTOR OLAP

662 palavras 3 páginas
Tópicos em Sistemas de Suporte a Decisão
Doctor Olap

Estrutura:

1. Objetivo
2. Introdução
3. Resumo
4. Desenvolvimento
4.1 Modelo Olap
4.2 Questões
5. Conclusão
6. Bibliografia

1. Objetivo

Descrição de um ambiente analítico para os dados estruturados utilizando a aplicação Doctor Olap.

2. Introdução

Na área médica, a análise histórica de quadros clínicos de pacientes a partir da exploração de dados de prontuários tem sido empregada para atender demandas da área de gestão do negócio e da área de pesquisa científica.
O DoctorOLAP foi projetado para atender às demandas de análise sobre o faturamento e consultas da clínica ao longo do tempo, tendo como perspectivas de análise o paciente, o serviço e o convênio.

3. Resumo

O DoctorOLAP foi construído para atender questões analíticas dos médicos, como: quais são os sintomas mais comuns em pacientes que apresentam determinada doença. Com este ambiente é possível analisar os prontuários médicos também considerando os dados não estruturados, explorar de forma conjunta todos os dados disponíveis sobre os pacientes por meio do compartilhamento de dimensões entre data marts sobre dados de natureza não estruturada e estruturada, e navegar do nível mais alto de análise com dados agregados até o detalhe de uma anotação em um relatório de diagnóstico feito por um médico.
Fontes de dados:

4. Desenvolvimento

4.1 Modelo multidimensional do DoctorOLAP

O modelo multidimensional utilizado, inicialmente, pelo DoctorOLAP foi estendido com novos fatos e dimensões para incorporar os dados de natureza não estruturada.Foram acrescidas as dimensões Termo, Categoria, Facetas, e um fato com as ocorrências dos termos dos prontuários. Para acomodar o prontuário do paciente, uma dimensão Prontuário foi criada com um atributo que indica o local onde o documento do paciente está localizado

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas