Docs
d’Alencar BP, Mendes MMR, Jorge MSB, Rodrigues MSP
tHe meaning of tHe Biodance as a source of freedom and autonomY in reconquering oneseLf in Human LiVing eL sentido de La BiodanZa como fuente de LiBertad Y autonomÍa en La reconquista de sÍ mismo en eL ViVir Humano
significado da Biodança como fonte de LiBerdade e autonomia na auto-reconquista no ViVer Humano1
Bárbara Pereira d’Alencar2, Maria Manuela Rino Mendes3, Maria Salete Bessa Jorge4, Maria do Socorro Pereira Rodrigues5
Este estudo faz parte de uma pesquisa maior representada pela tese de doutorado da primeira autora, denominada: “Biodança como processo de renovação existencial do idoso: análise etnográfica”, defendida em 2005, na Universidade de São Paulo (USP). Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ceará, Brasil. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Orientadora do estudo. São Paulo, Brasil. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Medicina e Coordenadora do Mestrado de Saúde Pública da UECE. Ceará, Brasil. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ceará, Brasil.
1
2
3
4
5
PaLaVras-cHaVe: Idoso. resumo: O objetivo foi compreender o significado da biodança para idosos do Grupo de Biodança Promoção da saúde. Terapia do Serviço Social do Comércio de Fortaleza, Ceará, Brasil. Como método de investigação optou-se por através da dança. etnografia. A biodança tem como referencial imediato a vida, e é definida como um sistema de integração e desenvolvimento humano, orientado para o estudo e a expressão das potencialidades humanas induzidas pela música, pela dança, por exercícios de comunicação em grupo e vivências integradoras. Adotaram-se entrevistas analisadas pelo método de análise de narrativa.